Hpv 300x300

HPV

Posso fazer a vacina do HPV mesmo se já tive HPV ou lesões causadas pelo vírus?

SIM! A vacina do HPV pode ser feita mesmo se você já teve a infecção pelo vírus ou lesões causadas por ele. Existem vários subtipos de HPV. A vacina contém os mais frequentes e, portanto, permite a proteção contra outros subtipos do HPV, ajuda na prevenção das verrugas na região genital e anal e reduz o risco de alguns tipos de câncer, especialmente do câncer do colo do útero.

Quais tipos de câncer podem ser evitados pela vacina do HPV?

Colo do útero

Vulva

Vagina

Canal anal e ânus

Pênis

Cavidade oral e faringe

 Até que idade posso fazer a vacina do HPV?

A Vacina do HPV consiste de 2 ou 3 doses e pode ser aplicada entre os 9 e 45 anos, sendo o ideal antes de primeira relação sexual, pois esta pode ter 50% de chance de contaminação num casal não vacinado contra o HPV.

A vacina quadrivalente do HPV está disponível na rede pública dos 9 aos 14 anos, para meninos e meninas e apenas duas doses são necessárias nesta faixa etária, pois ela confere ótima imunidade. Em pessoas imunossuprimidas a vacina pode ser feita através da rede pública dos 9 aos 45 anos de idade (pessoas que vivem com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, etc…).

Em clínicas privadas de vacinação, a vacina quadrivalente ou nonavalente do HPV pode ser feita até os 45 anos de idade. Mas sua indicação deve ser individualizada, por isso converse com seu médico. 

Quais os riscos da vacina contra o HPV?

A vacina do HPV não é feita com vírus vivo atenuado, o que reduz muito os efeitos adversos graves. O choque anafilático grave é extremamente raro (1:1.000.000) e é muito menor que o risco do uso de um antibiótico usado no dia-a-dia. Como alguns adolescentes tem queda de pressão ao fazer vacinas ou tirar sangue, recomenda-se a observação por 15 min após a aplicação dessa vacina. 

Se eu já fiz a vacina do HPV, preciso continuar fazendo o exame preventivo do colo do útero?

SIM! Apesar da vacina do HPV reduzir muito o risco das lesões que podem causar o câncer do colo do útero, ainda existem alguns subtipos do HPV que não estão presentes na vacina e podem infectar. Existem também alguns casos de lesões pré-câncer que não são relacionadas ao HPV.

A vacina quadrivalente contra o HPV protege em cerca de 70% o câncer de colo uterino e a vacina nonavalente protege em torno de 90%.

  É verdade que o HPV não tem cura?

Não é verdade. A maioria dos casos (80%) é uma infecção transitória, ou seja, tem cura. O problema, é que a paciente pode se recontaminar várias vezes. Embora não exista um remédio específico para o HPV, o próprio sistema imunológico pode resolver a infecção pelo vírus. Porém isso vai depender de diversos fatores do seu organismo. Os tratamentos que temos hoje são para as lesões que o vírus causa e não especificamente para o vírus em si.  

Para que serve o exame de colposcopia?

A colposcopia é um exame que aumenta em várias vezes a imagem do colo do útero.. Ele auxilia no diagnóstico de lesões do colo uterino e pode ser indicado para investigar, por exemplo, alterações vistas no exame citopatológico do colo do útero (exame preventivo).

 Posso fazer exame de colposcopia estando grávida?

SIM! A colposcopia pode ser feita durante a gestação, assim como a coleta do exame citopatológico do colo uterino (o preventivo ou Papanicolau). Não há prejuízo para a mãe ou para o bebê. 

Que idade devo iniciar a coleta do citopatológico do colo do útero?

O risco de câncer de colo do útero é muito raro em adolescentes e adultos jovens. A OMS indica a coleta a partir dos 30 anos. O Ministério da Saúde do Brasil indica a partir dos 25 anos. Alguns países indicam a partir dos 21 anos como os EUA. Mas todos concordam que não é necessário a coleta em adolescentes assintomáticos (sem sangramento nas relações sexuais ou corrimento vaginal com raias de sangue) que não sejam imunodeprimidos (pessoas que vivem com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, pacientes em uso de imunossupressores, etc…).

 

Fonte: Dra. Lorenza Bridi Todeschini

Imagem: Google

 


Print